CONSTRUÇÃO DA TORRE



17 junho, 2013


 

A construção da torre da igreja foi iniciada em 8 de fevereiro de 1912, e concluída em dezembro de 1917.

 

A construção da torre da Matriz foi iniciada em 8 de fevereiro de 1912. A comissão para a torre era formada por José Gabriel de Oliveira e Souza, Peregrino de Oliveira Lino e João Pedro de Toledo Martins, Joaquim Veríssimo de Oliveira, Joaquim Azanha Galvão, Sebastião Benedito do Amaral, José da Rocha Leite e o engenheiro responsável foi Paulo Castellani, vindo de São Paulo.

As Obras da torre

Quantas subscriptas
Communica-nos o sr. coronel José Gabriel de Oliveira, thesoureiro da commissão incumbida das obras da torre da Egreja Matriz, que as referidas obras terão em breve andamento, tendo sido subscriptas em seu favor as seguintes quantias: Dr. Louis Lombard. 1:000$000; coronel José Gabriel de Oliveira, major João Pedro de Toledo Martins, Peregrino de O. Lino, Joaquim Veríssimo de Oliveira. 2:000$000. Fazemos votos para que as obras da torre da nossa Matriz que tem estado paralysadas continuem dentro de breve praso e por estas linhas dirigimos um appello á generosidade nunca desmentida do povo barbarense para que preste mão forte á digna commissão dellas encarregada.

Transcrito do jornal “A Verdade”, 17 de dezembro de 1916.

 

As obras da torre

Esteve reunida no ultimo domingo a comissão incumbida das obras da torre da nossa Egreja Matriz, que há tempos acham-se paralisadas. Compareceram os membros da comissão srs. revmo. Padre José Rodrigues Sanchez, presidente, coronel José Gabriel de Oliveira thesoureiro; tenente Peregrino de Oliveira Lino, Joaquim Azanha Galvão e capitão Joaquim Veríssimo de Oliveira, tendo deixado de comparecer os srs. major João Pedro de Toledo Martins e José da Rocha Leite. Ficou resolvido que a comissão dê inicio, dentro de poucos dias, isto é, logo que chegue o material necessário. – ás obras de conclusão da torre, as quaes, segundo ouvimos, não deverão sofrer interrupção até que sejam rematadas. Oxalá assim seja, e que a digna comissão possa contar com a proverbial boa vontade e indispensável auxílio do povo barbarense, essencialmente cathólico.

Transcrito do jornal “A Verdade”, 2 de setembro de 1917

EGREJA MATRIZ AS OBRAS DA TORRE

 

Ficou concluída no dia 3 a cobertura da cupula da torre da nossa Egreja Matriz. É um facto bastante significativo, que enche de justificada satisfacção o povo catholico desta terra e a digna Commissão das Obras. Porque nelle se reflecte nitidamente o grande contingente de auxilio e coadjuvação do povo barbarense e a grande somma de esforços da Commissão que tem a seu cargo a realisação desse importante melhoramento em nosso templo catholico. Mas, se por um lado todos sentem prazer em constatar o estado lisongeiro a que attingiu uma obra ha tanto tempo iniciada e por tanto tempo paralysada, por falta de recursos, é mister agora que as difficuldades já vencidas e o estado actual da construcção sirvam de um forte estimulo e de poderoso incentivo ao coração bem formado e reconhecidamente generoso da nossa população, afim de que abra mãos de novos auxilios á digna e esforçada Commissão das Obras, para que esta possa, não só attender ao pagamento dos compromissos já assumidos, como tambem proseguir sem perda de tempo nos trabalhos que ainda se tornam necessarios para a conclusão das obras. Não nos é licito suppor que o povo desta cidade e municipio essencialmente catholico e reconhecidamente generoso, deixe nesta occasião de prestar o seu valioso e indispensavel auxilio á Commissão incumbida da conclusão de um serviço pelo qual todos se interessam e desejam se torne em realidade. E uma vez que a conclusão das obras está dependendo unicamente de mais um pouco de esforço e de boa vontade da população catholica de Santa Bárbara, temos certeza de que não nos dirigiremos em vão aos corações altruisticos dos barbarenses, apellando para o seu auxilio generoso, em material ou em dinheiro, em pról da torre da Matriz, que se acha em vias de ter os seus serviços finalisados. A digna Commissão das Obras fez distribuir a seguinte circular solicitando um auxilio para o final desempenho da sua missão: “Commissão das Obras de conclusão da torre da Egreja Matriz de SantaBárbara.
Santa Bárbara, 6 de Fevereiro de 1918.

Exmo. sr.
A Commissão, abaixo nomeada, incumbida das obras de conclusão da torre da Egreja Matriz desta cidade, tem o maximo empenho em leval-as avante e concluil-as, agora que pouco falta para serem ultimadas. Achando-se, porém, exgottados os recursos de que dispunha para esse fim, vem a Commissão apellar para os sentimentos de religião e de generosidade de V.S., de que sempre soube dar provas, afim de que o serviço não seja interrompido nesta occasião em que só se torna necessario mais um pouco de esforço e de bôa vontade para que obras possam ser concluidas dentro de breves dias. Assim, pois, os abaixo assignados, certos dos elevados e altruisticos sentimentos que exornam a vossa alma e caracterisam as vossas acções, sempre votadas para o bem, tomaram o alvitre de cotisar o nome de V.S. com a quantia de Rs…..$….., que, estamos certos, não se negará contribuir para a conclusão das obras da torre da nossa Egreja Matriz. Confiamos que nossa padroeira Santa Bárbara intercederá pela vossa constante felicidade, em recompensa do acto de generosidade que certamente não deixará de praticar, attendendo a este justo pedido. Somos com a mais elevada estima e apreço, os Am.os Att.os e Obr.os  A Commissão: Padre José Rodrigues Sanchez, José Gabriel de Oliveira e Souza, João Pedro de Toledo Martins, Joaquim Azanha Galvão, Peregrino de Oliveira Lino, Joaquim Verissimo de Oliveira e José da Rocha Leite”.

Transcrito do Jornal “ A Verdade”, 10 de fevereiro de 1918

  • Twitter
  • del.icio.us
  • Digg
  • Facebook
  • Technorati
  • Reddit
  • Yahoo Buzz
  • StumbleUpon

Deixe um comentário