Cardeal Braz de Aviz saúda religiosos pelo Dia da Vida Consagrada

3 fevereiro, 2018

Igreja celebra hoje, festa da Apresentação do Senhor, o dia daqueles que consagraram sua vida a Cristo

Jéssica Marçal,
Da Redação, com colaboração de Lizia Costa – CN Roma

Cardeal Braz de Aviz envia mensagem por ocasião do Dia da Vida Consagrada / Foto: Reprodução TV Canção Nova

“Que a Igreja sinta nossa presença de consagrados e nos ajude a caminhar segundo aquilo que o Evangelho pede”. Esta é a mensagem do prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, o cardeal brasileiro João Braz de Aviz, por ocasião do Dia Mundial da Vida Consagrada, celebrado nesta sexta-feira, 2.

O cardeal atendeu a equipe do Jornalismo Canção Nova em Roma para deixar uma mensagem a todos os religiosos e religiosas do Brasil e do mundo neste dia especial. Tradicionalmente, a Igreja celebra a vida consagrada na Festa da Apresentação do Senhor, 2 de fevereiro.

.: Dia da Vida Consagrada: presidente da CRB envia mensagem a religiosos

No Vaticano, o Papa Francisco presidirá a Missa, que será transmitida ao vivo pela TV Canção Nova a partir das 14h30 (horário de Brasília). “Vamos celebrar com o Papa aqui em Roma, mas também em todas as dioceses do mundo se celebra este momento com essa parte tão importante da Igreja que são os consagrados e as consagradas”.

Segundo Dom Braz de Aviz, são mais de duas mil ordens religiosas atualmente na Igreja católica, com quase 1 milhão de pessoas consagradas no mundo, sendo que grande parte dessas pessoas vivem em mosteiro de clausura. “Um mundo riquíssimo, que o Papa chama de tesouro da Igreja”.

Cardeal Aviz destaca a beleza da vida consagrada e a grandiosidade de sua história, mas observa que no momento atual existe a necessidade de uma renovação. “Junto com toda a reforma da Igreja, que o Papa Francisco propõe nesse momento, nós também temos essa reforma na vida consagrada, sobretudo no campo da formação”.

Esta é a 22ª vez que a Igreja celebra o Dia Mundial da Vida Consagrada, uma data estabelecida a partir de 1997 pelo então Papa João Paulo II, após a publicação da Exortação Apostólica Pós-sinodal “Vita consecrata”. O documento traz uma reflexão sobre a vida consagrada e a sua missão na Igreja e no mundo.