DEDICAÇÃO DA MATRIZ

26 junho, 2013

O que é a Dedicação?

A dedicação de uma igreja é uma prática muito antiga nos ritos litúrgicos, tanto do Oriente como do Ocidente. A celebração da dedicação de uma igreja é feita pelo bispo diocesano com uma celebração solene e alegre. É um modo de declarar publicamente que aquele edifício é dedicado ao louvor a Deus e à celebração da salvação divina através das ações litúrgicas, às orações da comunidade e orações pessoais.

O Pontifical Romano pede que as igrejas sejam dedicadas antes que as atividades litúrgicas sejam celebradas pela comunidade. Contudo, mesmo as igrejas onde já se celebram os sacramentos podem ser dedicadas. Foi o que aconteceu com a nossa Igreja que ainda não tinha sido dedicada. Por este motivo, após a Igreja ser toda reformada e restaurada, o Padre Marcelo Sales resolveu preparar a celebração de Dedicação que aconteceu dia 20 de abril. A missa de Dedicação da Paróquia Santa Bárbara, foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Fernando Mason, a missa solene significou a dedicação desse Templo Santo a Deus. Foram ungidos os altares, as doze colunas da Igreja e abençoados cada parte que compõe a arquitetura cristã. Abaixo audios e fotos da dedicação.

velas      reliquia     planta   ladainha  limpeza

ssmo     incenso      homenagem      evangelho  prece

salmo   bencao     agua     2leitura   1leitura  agradecimentos

LIVRO
 Por ocasião da Dedicação da dedicação da Paróquia Santa Bárbara, foi lançado no dia 12 de junho, na missa das 19h00, um livro ilustrativo festejando este momento tão importante na história da nossa paróquia e também de nossa cidade. O livro Nossa Igreja, A Casa de Deus traz muitas fotos de toda a arquitetura da igreja com todos os seus significados explicados. Além disso o livro relata um pouco da história da paróquia, suas reformas e a missa da Dedicação.

DEDICAÇÃO

A palavra DEDICAÇÃO vem do Latim Dedicatione, afeto profundo; devotamento; veneração; espírito de sacrifício; consagração; dedicatória.