Documento católico-ortodoxo abre caminho otimista para o futuro

25 setembro, 2016

Documento é considerado passo importante para as relações entre a Igreja Católica e a Ortodoxa

Rádio Vaticano

A Comissão Mista Internacional para o Diálogo Teológico entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa aprovou um importante documento intitulado “Sinodalidade e Primado no Primeiro Milênio. Rumo a uma comum compreensão no serviço à unidade da Igreja”.

A Sessão Plenária realizou-se em Chieti, Itália, de 16 a 21 de setembro e foi co-presidida, do lado católico, pelo Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Kurt Koch, e do lado ortodoxo pelo arcebispo de Telmessos, Job Getcha, representante do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla.

O sub-Secretário do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Dom Andrea Palmieri, fez uma análise do documento. Confira na entrevista:

Dom Andrea Palmieri – “O documento é o resultado de um longo caminho, inaugurado com o documento de Ravenna, aprovado em 2007. Nele se afirmava – católicos e ortodoxos juntos – a necessidade de um primado na Igreja a nível local, regional e universal. Trata-se de especificar de que maneira este primado deve ser exercido. Agora, com este documento – que exigiu um longo trabalho, porque toca um dos problemas cruciais do contencioso entre católicos e ortodoxos – temos uma explicação de como no Primeiro Milênio primado e sinodalidade se articulavam. E este modelo do Primeiro Milênio torna-se uma indicação para poder resolver os problemas ainda existentes entre católicos e ortodoxos”.

Qual o significado hoje da aprovação deste documento?

Dom Andrea Palmieri – É um passo, é somente um passo de um caminho que ainda se prevê seja longo. É, porém, um passo importante, porque coloca o Primeiro Milênio como indicação, como exemplo, como modelo para poder resolver os problemas ainda abertos a nível eclesiológico. Nele encontramos as referências não somente úteis, mas necessárias para poder imaginar um exercício do primado no contexto da sinodalidade, também em uma Igreja finalmente reconciliada.

Como os ortodoxos compreendem o primado, com base neste documento?

Dom Andrea Palmieri – Da leitura do Primeiro Milênio emergiu como não existe nenhuma dúvida de que a Sé de Roma era reconhecida com o primeiro lugar na ordem das Igrejas. Este primado, portanto, todavia, era sempre exercido no contexto da sinodalidade. É, portanto, esclarecido, nos sucessivos passos, o que significa exatamente este primado e como pode ser exercido hoje, para que seja realmente um serviço de comunhão entre as Igrejas.

Que perspectivas se abrem a partir de agora para o diálogo?

Dom Andrea Palmieri – O diálogo, agora, tem uma base comum sobre a qual se pode continuar o próprio estudo daquelas que podem ser as estruturas que na Igreja podem assegurar a comunhão entre todas as Igrejas do Oriente e do Ocidente. Coloca uma referência comum na experiência do Primeiro Milênio e na interpretação à qual concordaram católicos e ortodoxos. Este documento abre um caminho, mas não resolve claramente todas as dificuldades. Nos permite, porém, sermos otimistas em relação ao futuro”.

Um evento importante, porque é o primeiro documento aprovado desde 2007…

Dom Andrea Palmieri – Ele revela o esforço, o empenho da Comissão para chegar a um consenso sobre um tema tão delicado. Foi necessário um longo e aprofundado estudo das fontes históricas, canônicas, patrísticas para chegar a uma comum interpretação que nem sempre foi fácil. É porém, seguramente, motivo de grande esperança que se tenha conseguido chegar a tal consenso sobre alguns elementos fundamentais”.

Qual foi a atmosfera desta Plenária?

Dom Andrea Palmieri – A Plenária desenvolveu-se em um clima de grande fraternidade, de sinceridade e de debate aberto e sincero. Isto, seguramente, contribuiu para o bom êxito dos trabalhos. Além disto, não faltaram ocasiões de oração, quer na Catedral Católica de Chieti, mas também depois com a celebração de uma Divina Liturgia no santuário de Manopello, nas proximidade de Chieti. Tudo isto ofereceu também um contexto espiritual que não é absolutamente indiferente em relação aos resultados que alcançamos.