Dom Sérgio: saímos dessa Assembleia revigorados na fé

21 abril, 2018

Presidente da CNBB presidiu hoje a última Missa da 56ª Assembleia Geral da entidade, reunião que termina hoje

Jéssica Marçal
Da Redação

Cardeal Sérgio da Rocha preside Missa em ação de graças pela realização da 56ª Assembleia Geral da CNBB / Foto: Reprodução TV Canção Nova

Um momento de ação de graças pela 56ª Assembleia Geral da CNBB, pela conferência episcopal do Brasil e por toda a Igreja. Esse foi o foco da homilia do presidente da CNBB, Cardeal Sérgio da Rocha, na Missa desta sexta-feira, 20, quando termina a reunião do episcopado brasileiro iniciada na quarta-feira, 11 de abril.

.: Cobertura da 56ª Assembleia Geral da CNBB

“Bendizemos a Deus pelo testemunho de comunhão, de unidade, pela convivência fraterna, pelas celebrações que ocorreram nesses dias. Agradecemos ao Senhor pelos vários estudos e pronunciamentos aprovados nessa Assembleia”, disse o cardeal, que é arcebispo de Brasília (DF). Ele mencionou como um dos documentos aprovados aquele referente ao tema central desta Assembleia: a formação dos presbíteros da Igreja no Brasil.

Mencionando o Ano do Laicato, Dom Sérgio renovou uma vez mais o agradecimento aos leigos e leigas que se dedicam à ação pastoral e missionária nas comunidades e na sociedade. Da liturgia do dia, destacou a presença de Jesus Ressuscitado, o que a Igreja continua a proclamar nesse tempo pascal.  “A Igreja vive do encontro com o Senhor ressuscitado. (…) Nesta eucaristia, Jesus Ressuscitado vem a nós, Ele está no meio de nós”.

Dom Sérgio destacou que essa Igreja orante e contemplativa, que vive do encontro com o Ressuscitado, é a mesma Igreja-comunidade, acolhedora, que vive do encontro fraterno, a “Igreja em saída”, enfatizada pelo Papa Francisco. “Queremos ser hoje Igreja que compartilha a luz da Palavra, que oferece a graça de recuperar a vista quando o olhar da fé vai se enfraquecendo”.