Durante visita do Papa, Colômbia também terá Semana da Paz

31 agosto, 2017

Neste ano, evento criado em 1987 por iniciativa da Igreja vai coincidir com a estadia do Papa na Colômbia

Da Redação, com Rádio Vaticano

De 3 a 10 de setembro próximo, será realizada na Colômbia a 30ª Semana para a Paz. Neste ano, o evento coincide com dois momentos importantes para o país: a visita do Papa Francisco, de 6 a 11 de setembro, e a construção do caminho de paz, depois dos acordos firmados em novembro passado.

.: Novena prepara fiéis colombianos à espera da visita do Papa
.: Colômbia: iniciativa chamará atenção do Papa para violência contra a mulher
.: Organizador da visita do Papa à Colômbia destaca sinal de reconciliação

A Semana foi apresentada pelo presidente da Conferência Episcopal da Colômbia (CEC), Dom Oscar Urbina Ortega, arcebispo de Villavicencio. Segundo informações divulgadas pela CEC, Dom Ortega destacou que a paz é um dom de Deus, uma missão confiada à responsabilidade das pessoas, e o Papa tocará os corações de todos os colombianos e lançará uma semente.

“Para nós, no Evangelho, a semente é muito importante, porque quando se dá uma mensagem é uma semente que cai no terreno que é o coração, o terreno que acolhe a semente permite que ele se abra, cresça e dê frutos. Esta é a dinâmica que sem dúvida estará presente nas mensagens que o Papa Francisco nos trás”.

Visibilidade às iniciativas de paz

São mais de mil as iniciativas pela paz que se realizarão em toda a Colômbia durante a Semana e nos dias precedentes e seguintes, organizados por cerca de cem instituições, organizações, movimentos, universidades, ONGs e outras realidades, que refletem uma ampla pluralidade religiosa, social, étnica, cultura, econômica e política.

O objetivo é dar visibilidade aos esforços realizados a cada dia por milhares de pessoas que trabalham para a construção da paz e às iniciativas que promovem a dignidade da pessoa humana.

A Semana, voltada de modo particular aos jovens, tem por tema “Muitos passos para a paz e a reconciliação”, e se inspira na mensagem do Papa Francisco para o Dia da Paz de 1º de janeiro de 2017.

Entre as iniciativas de maior destaque, a Marcha pela Paz, que será nos dias 6 e 7 de setembro em diversos lugares do país, culminando com o encontro com o Papa Francisco em Villavicencio no dia 8.

Outros destaques são um ato de reconciliação entre os diversos protagonistas do conflito armado, uma mostra fotográfica sobre os 30 anos da Semana e o Prêmio nacional pela defesa dos direitos humanos na Colômbia.

“O encontro com o Papa Francisco, amigo da paz, com o povo colombiano, amigo da paz, fortalecerá as capacidades e os esforços na construção da paz como expressão da justiça, da democracia, da reparação das vítimas e da reconciliação”, lê-se na carta de convocação da Semana.

A Semana para a Paz  foi criada em 1987 por iniciativa da Igreja, que sempre renovou o compromisso em trabalhar para a construção da paz e da reconciliação no país, sobretudo neste período histórico.