Em mensagem no twitter, Papa recorda importância dos avós

26 julho, 2017

Tweet do Papa foi no Dia dos Avós, celebrado nesta quarta-feira

Da Redação

Celebra-se nesta quarta-feira, 26, o Dia dos Avós, juntamente com a celebração, na Igreja católica, da memória dos pais de Maria, São Joaquim e Sant’Ana. Pelo twitter, o Papa Francisco postou uma mensagem destacando a importância dos avós.

“Quanto são importantes os avós na vida da família para comunicar o patrimônio de humanidade e fé essencial para cada sociedade!”, escreveu o Pontífice em sua conta em português (@Pontifex_pt).

Em seu pontificado, Francisco dedica atenção especial aos avós e aos idosos, tendo recordado, em diversas ocasiões, a fonte de sabedoria que eles são para as novas gerações . No ano passado, por ocasião do encerramento da Festa dos Avós que reuniu em Roma pessoas de todas as partes da Itália, o Santo Padre se encontrou com cerca de sete mil avôs e avós.

Em seu discurso na ocasião, Francisco frisou o reconhecimento da Igreja aos idosos, destacando que eles são parte essencial da comunidade cristã e da sociedade. O Papa falou ainda da importância de favorecer o vínculo entre as gerações.

“O futuro de um povo exige o encontro entre jovens e idosos: os jovens são a vitalidade de um povo a caminho e os idosos reforçam esta vitalidade com a memória e a sabedoria. E falai com os vossos netos, falai. Deixai que eles vos façam perguntas. São de uma peculiaridade diversa da nossa, fazem outras coisas, eles gostam doutras músicas…, mas precisam dos idosos, deste diálogo contínuo”.

Confira, abaixo, outras frases do Papa Francisco que destacam a importância dos avós:

Respeito

“Um povo que não respeita os avós é um povo sem memória e, consequentemente, sem futuro.”

Família

“Os avós na família são os depositários e, muitas vezes, testemunhas dos valores fundamentais da vida. A tarefa educativa dos avós é sempre muito importante e torna-se ainda mais, quando, por várias razões, os pais não são capazes de assegurar uma presença adequada ao lado dos filhos durante a idade do crescimento.”

Dom para a Igreja

“Quando estive nas Filipinas, o povo filipino me saudava dizendo “Lolo Kiko” – isso é, vovô Francisco – “Lolo Kiko”, diziam! (…) Queridos avós, é um grande dom para a Igreja, a oração dos avós e dos idosos!”

Santuário espiritual

“Os avôs e as avós formam o “coro” permanente de um grande santuário espiritual, onde a oração de súplica e o canto de louvor apoiam a comunidade que trabalha e luta no campo da vida.”

Avós e os jovens

“Como é ruim o cinismo de um idoso que perdeu o sentido do seu testemunho, despreza os jovens e não comunica a sabedoria de vida! Em vez disso, como é bonito o encorajamento que o idoso consegue transmitir ao jovem em busca do sentido da fé e da vida! É realmente a missão dos avós, a vocação dos idosos.”

Poder da oração

“A oração dos idosos e dos avós é um dom para a Igreja, é uma riqueza! Uma grande injeção de sabedoria também para toda a sociedade humana: sobretudo para aquela que está muito ocupada, muito presa e distraída. Alguém deve, então, cantar, também para eles, cantar os sinais de Deus, proclamar os sinais de Deus, rezar por eles!”
Fotot: L'Osservatore Romano

Fotot: L’Osservatore Romano

Palavras dos avós

“As palavras dos avós têm algo de especial para os jovens. E eles sabem disso. As palavras que a minha avó me entregou por escrito, no dia da minha ordenação sacerdotal, eu as levo ainda comigo, sempre, no breviário, e as leio e me faz bem.”

Experiência de vida

“Aos avós que receberam a bênção de verem os netos, foi confiada a tarefa de transmitir a experiência de vida, a história da família e partilhar com simplicidade a sabedoria e a fé, que é a herança mais preciosa.”

Avós por perto

“Bem-aventuradas as famílias que têm os avós próximos! O avô é pai duas vezes e a avó é mãe duas vezes.”

Avós: grande tesouro

“Os avós são um tesouro. A memória de nossos antepassados leva à imitação da fé. A velhice, às vezes, é feia por causa das doenças e de todo o resto, mas a sabedoria de nossos avós é a herança que recebemos.”

Transmissão da fé

“Rezemos por nossos avós e avôs, os quais, muitas vezes, tiveram um papel heroico na transmissão da fé em tempos de perseguição. Quando nossos pais não estavam em casa, ou tinham ideias estranhas como as que a política ensinava naquela época, foram as avós a nos transmitir a fé”

Benção para os avós

“Confio à proteção de Sant’Ana e São Joaquim todos os avós do mundo, dirigindo-lhes uma bênção especial. A Virgem Maria que, segundo uma bela iconografia, aprendeu a ler as Sagradas Escrituras sobre os joelhos da mãe Ana, os ajude a alimentar sempre a fé a esperança nas fontes da Palavra de Deus.”