Igreja em notícias

14 fevereiro, 2018

MISSA NO HOSPITAL SANTA BÁRBARA – Nesta sexta-feira, dia 16, será presidida pelo Padre Pedro Luis.

PROGRAMA CONSTRUÇÃO – Neste domingo, dia 18, será apresentado pela Paróquia São Judas Apóstolo.

MENSAGEM – Estamos vivendo a Quaresma. Tempo de oração, esmola e jejum: Este é o convite do Papa Francisco contido na mensagem para a Quaresma deste ano. O texto foi inspirado no Evangelho de Mateus “Porque se multiplicará a iniquidade, vai resfriar o amor de muitos” (Mt 24, 12). Esta frase situa-se no discurso que trata do fim dos tempos, pronunciado em Jerusalém, no Monte das Oliveiras, precisamente onde terá início a paixão do Senhor. Dando resposta a uma pergunta dos discípulos, Jesus anuncia uma grande tribulação e descreve a situação em que poderia encontrar-se a comunidade dos fiéis: diante de fenômenos espaventosos, alguns falsos profetas enganarão a muitos, a ponto de ameaçar apagar-se, nos corações, o amor que é o centro de todo o Evangelho. Leia a mensagem na íntegra no site da Diocese de Piracicaba www.diocesedepiracicaba.org.br.

TEOLOGIA – O Ano Nacional do Laicato que tem como tema “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo”, Mt 5,13-14, será o foco da aula inaugural do Curso Diocesano de Teologia 2018, que ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 21 de fevereiro, às 19h30, no Centro Diocesano de Pastoral. A palestra será proferida pelo bispo diocesano de São Carlos, Dom Paulo Cezar Costa. Ainda restam algumas vagas para a turma de 2018 e os interessados poderão preencher a ficha de inscrição na Cúria Diocesana. A taxa é de R$ 50,00 e o pré-requisito para participar do curso é ter concluído o Ensino Médio. As aulas acontecerão todas às quartas-feiras, das 19h20 às 22h, no Centro Diocesano de Pastoral, localizado na avenida Independência, 1146, bairro Higienópolis, em Piracicaba. Mais informações pelo telefone (19) 2106-7577, com Silvia.

ANIVERSÁRIO – Na segunda-feira, 26 de fevereiro, a Diocese de Piracicaba celebrará 74 anos de criação. Ela foi criada pelo Papa Pio XII através da bula “Vigil Campinensis Ecclesiae”, em 1944. A instalação solene ocorreu no dia 11 de junho do mesmo ano, em cerimônia presidida pelo então Núncio Apostólico, Dom Bento Aloisi Masella. Em 30 de junho de 1945, ocorreu a nomeação de Dom Ernesto de Paula, como primeiro bispo diocesano sendo que a posse ocorreu em 8 de setembro do mesmo ano. Atualmente, a diocese tem como pastor, Dom Fernando Mason. Sendo o quinto bispo de nossa diocese, sua nomeação ocorreu em 25 de maio de 2005, pelo Papa Bento XVI. Dom Fernando iniciou seu ministério na diocese no dia 24 de julho do mesmo ano. Sua posse ocorreu em missa solene na Sé Catedral Santo Antônio.

NOIVOS – Os casais que têm casamentos marcados nas várias paróquias dos 15 municípios que compõem a Diocese de Piracicaba no ano de 2018 devem realizar o Encontro de Preparação para a Vida Matrimonial. O calendário completo com datas e horários está disponível para consulta no site da diocese www.diocesedepiracicaba.org.br.