Notícias da Diocese

8 junho, 2017

Deus uno e trino

A Igreja celebra neste domingo a Solenidade da Santíssima Trindade, uma das verdades fundamentais do cristianismo, que aprendemos desde criança: há um só Deus em três pessoas – Pai, Filho e Espírito Santo. Deus é uma comunidade de amor. São três pessoas distintas, mas um só Deus. Nosso Deus comunica-se a nós como vida intensa de amor, de comunhão.

Na primeira leitura deste domingo, do livro do Êxodo (Ex 34, 4-9), Moisés pede a presença de Deus no meio do povo: “Marche no meio de seu povo e aceitai-nos como propriedade vossa”. Na segunda leitura, na segunda Carta aos Coríntios (2Cor 13, 11-13), São Paulo convida os cristãos a viverem na alegria, no amor e na paz e faz uma proclamação da fé na Trindade: “Saudai-vos uns aos outros no ósculo santo. A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós!”

No evangelho (Jo 3, 16-18), São João nos ensina que Deus nos ama e enviou seu Filho ao mundo para nos salvar: “De tal modo Deus amou o mundo que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele.”

O Deus que nos ama e salva é uno e trino, é comunidade. A fé nessa verdade nos compromete a viver desta maneira, pois somos imagens vivas da Trindade e proclamamos constantemente essa fé, quando rezamos: “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.

Deus nos ama, a cada um de nós pessoalmente, profundamente. Nós temos a graça de sermos criaturas do Pai; a imensa alegria de termos sido salvos pelo Filho, e sermos glorificados pelo Espírito Santo. Por isso, imitemos o Pai que é fonte de amor e de vida, reproduzamos a imagem do Filho, fonte de acolhida e de perdão, e retratemos o Espírito Santo, fonte da comunhão e da unidade.

Igreja em notícias

MISSA NO HOSPITAL SANTA BÁRBARA – nesta sexta-feira, dia 09, será presidida por um padre redentorista.

PROGRAMA CONSTRUÇÃO – neste domingo, dia 11, será apresentado pela Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora.

73 ANOS Neste domingo, 11 de junho, a Diocese de Piracicaba completa 73 anos de instalação. Criada pelo Papa Pio XII em 26 de fevereiro de 1944, a instalação ocorreu no dia 11 de junho do mesmo ano, em missa solene presidida pelo Núncio Apostólico, Dom Bento Aloisi Masella.

PADROEIRO - No dia 13, festa de Santo Antônio e feriado no município de Piracicaba, cinco missas estão programadas na Sé Catedral, às 6h, 8h, 10h, 12h e 16h e como é tradição haverá a bênção e distribuição dos pães. Este ano também haverá a exposição do Santíssimo Sacramento, às 13h30. Ainda nesse dia haverá a venda do esperado bolo de Santo Antônio. A distribuição ocorrerá das 5h às 13h e o preço de cada pedaço com aproximadamente 700 gramas custará R$ 20,00. Além das celebrações religiosas, o mês do padroeiro também será marcado por atividades festivas. Haverá quermesse na Praça da Catedral nos dias 12, 13, 15, 16 e 17 de junho. E todas as noites haverá show musical. A programação completa da festa do padroeiro Santo Antônio está disponível no site diocesedepiracicaba.org.br

CORPUS CHRISTI – A Igreja celebra no próximo dia 15 de junho (quinta-feira), a Solenidade de Corpus Christi (Corpo de Deus). A Festa de Corpus Christi é um dos momentos mais significativos para os cristãos. É nela que os fiéis se unem na adoração e exaltação em torno da herança mais preciosa deixada por Jesus Cristo, sua própria presença na Sagrada Eucaristia. A celebração de Corpus Christi é composta de missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. Na Diocese de Piracicaba, todas as paróquias realizarão celebrações especiais. O horário das missas e procissões depende da realidade de cada comunidade. O bispo diocesano, Dom Fernando Mason presidirá missa, às 16h, na Estação da Paulista, juntamente com os padres da Região Pastoral Piracicaba 1, e, em seguida, haverá procissão até a Catedral Santo Antônio. Participe!

ACOLITATO – O bispo diocesano Dom Fernando Mason presidirá no próximo dia 17 de junho (sábado), às 18h30, a celebração do 55º aniversário de Dedicação da Sé Catedral Santo Antônio. Na ocasião os seminaristas Rodrigo Stefanini Françóia e William Bento, que cursam o quarto ano de teologia, receberão o ministério do Acolitato. A instituição do ministério faz parte do processo de formação para a ordenação diaconal e presbiteral.

RETIRO – Com o módulo “A cura da memória afetiva e a purificação da imaginação”, a Comunidade Missão Theotokos da Diocese de Piracicaba promoverá de 16 a 18 de junho, o aprofundamento do retiro “És Precioso para Mim”, no Seminário Propedêutico “Imaculada Conceição”, no bairro Nova Suíça, em Piracicaba. O investimento é de R$ 100,00 (alimentação e hospedagem) e as inscrições podem ser feitas pelo site: comunidademissaotheotokos.com.br