Papa no dia da vida consagrada: reavivar o encontro com Jesus

3 fevereiro, 2018

Religiosos e religiosas se reuniram na Basílica de São Pedro para celebrar com o Papa o 22º Dia Mundial da Vida Consagrada

Da Redação

Papa diz a religiosos que encontro com Jesus é segredo para manter viva a chama da vida espiritual / Foto: Reprodução TV Canção Nova

Caminhar contra corrente, reavivar o encontro com Jesus, procurar o encontro entre profecia e memória. Estes foram pedidos do Papa Francisco a religiosos de todo o mundo nesta sexta-feira, 2, Dia Mundial da Vida Consagrada. O Santo Padre presidiu a Missa na Basílica Vaticana por ocasião da Festa da Apresentação do Senhor, dia em que a data dos consagrados é celebrada.

O Papa destacou que a apresentação de Jesus no templo mostra o encontro entre dois pares humanos: os jovens Maria e José e os anciãos Simeão e Ana. Maria e José encontram ali as raízes do povo e as raízes da fé; já os anciãos recebem Jesus, sentido da sua vida. “Naquele encontro, os jovens veem a sua missão e os anciãos realizam os seus sonhos; e tudo isto porque, no centro do encontro, está Jesus”.

Religiosas participam da Missa com o Papa Francisco / Foto: Reprodução TV Canção Nova

Francisco trouxe essa reflexão para o contexto da vida consagrada, lembrando que tudo começou pelo encontro com o Senhor. A partir do chamado de Deus, disse, nasceu o caminho de consagração, que deve ser recordado. No templo, Maria e José observam as prescrições da Lei, ao passo que os anciãos profetizam.

“A juventude dum instituto [de vida consagrada] encontra-se indo às raízes, ouvindo as pessoas anciãs. Não há futuro sem este encontro entre anciãos e jovens; não há crescimento sem raízes, e não há florescimento sem novos rebentos. Jamais profecia sem memória, jamais memória sem profecia; mas que sempre se encontrem!”.

Francisco constatou que a vida agitada induz a fechar as portas ao encontro, mas isso não deve acontecer na vida consagrada, que nasce e renasce do encontro com Jesus como é: pobre, casto e obediente.

“Deste modo, enquanto a vida do mundo procura acumular, a vida consagrada deixa as riquezas que passam, para abraçar Aquele que permanece. A vida do mundo corre atrás dos prazeres e ambições pessoais, a vida consagrada deixa o afeto livre de qualquer propriedade para amar plenamente a Deus e aos outros. A vida do mundo aposta em poder fazer o que se quer, a vida consagrada escolhe a obediência humilde como liberdade maior”, ressaltou o Papa.

Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, cardeal brasileiro João Braz de Aviz, concelebra Missa com o Papa / Foto: Reprodução TV Canção Nova