Pastoral da Sobriedade da Paróquia Santa Bárbara completa 10 anos



31 maio, 2016


???????????????????????????????

 

Pastoral da Sobriedade da
Paróquia Santa Bárbara completa 10 anos

No dia 30 de maio de 2016 completamos 10 anos de trabalho pastoral dentro da Paróquia Santa Bárbara, e conseqüentemente dentro da nossa Diocese, pois a Pastoral da Sobriedade teve seu início na diocese de Piracicaba através da Paróquia Santa Bárbara no ano de 2006.

Tudo teve início com um grupo de pessoas formado por leigos e membros da Comunidade Corpus Christi, que sensibilizados pelo crescente número de pessoas fazendo uso de substâncias químicas que causam dependência, bem como acompanhando o desespero de famílias que possuíam dependentes entre seus entes queridos, e que não sabiam como tratar com esse problema, procuraram dentro da Igreja católica, da qual fazem parte, algo que pudesse ajudar essas pessoas, foi quando encontraram a Pastoral da Sobriedade que vinha de encontro as essas necessidades, dando uma resposta ao tratamento da dependência química e ao comportamento familiar com relação a esse problema.

A partir dessa iniciativa e vontade de fazer algo em favor dessas pessoas, esse grupo fez o Curso de Formação de Agentes da Pastoral da Sobriedade na Paróquia São Domingos em Americana no ano de 2006, conforme diretriz da CNBB e a partir de então começaram esse novo desafio, com a proposta de mostrar às pessoas que vivenciam esse problema que existe a possibilidade de recuperação, o caminho é longo e árduo, mas que através da perseverança e confiança em Deus é uma Graça possível de ser alcançada e que está nas mãos de cada um a escolha de alcançá-la.

Já se passaram 10 anos de existência e com perseverança e confiança em Deus o grupo continua se reunindo toda terça feira à noite no espaço cedido pela Comunidade Corpus Christi, na esquina das ruas Floriano Peixoto e Santa Cruz.

A Pastoral da Sobriedade procura proporcionar aos dependentes e co-dependentes a descoberta de um novo Projeto de Vida por meio da ação de DEUS no indivíduo e da unificação das suas múltiplas experiências, alicerçados nos valores cristãos.

Nesses 10 anos de existência, muitos frutos já foram colhidos e muitas graças alcançadas.

Resumo dos trabalhos realizados pelos membros da Pastoral da Sobriedade:

Ao longo desses anos, os membros da Pastoral da Sobriedade além de participarem dos grupos de auto ajuda já realizaram mais de 50 palestras de prevenção e conscientização junto às escolas, empresas, grupos de oração, crisma e pastoral familiar.

As sementes da Pastoral da Sobriedade semeadas em Santa Bárbara já produziram frutos, e hoje contamos com quatro grupos de autoajuda em nossa cidade, e fomos mais longe, promovemos a abertura de dois grupos na cidade de Piracicaba, um grupo na cidade de Rio Claro e um grupo na cidade de Capivari.

Em fevereiro desse ano realizamos mais um curso de formação de agentes da pastoral e estamos em vias de abrir mais um grupo aqui na cidade.

 

Considerando apenas o grupo de autoajuda da Paróquia Santa Bárbara ao longo desses 10 anos tivermos a presença de mais de 11.900 pessoas, dependentes e familiares que buscaram ajuda e orientação para tratar com um problema real e crescente, que causa sérios transtornos  e a destruição das famílias.

 

Dentro das possibilidades, encaminhamos os dependentes e familiares para cursos do SENAI, cursos de pintura, costura, bordado, formação religiosa e à outras Pastorais para preparação para o matrimônio, batismo, crisma, participação nas missas, encontros de casais, retiros e eventos paroquiais com o propósito de resgatar a auto estima e mostrar um ambiente acolhedor e saudável para reconstituição dos laços familiares.

 

Para nossa felicidade e percepção das mão de Deus, várias pessoas que já freqüentaram a Pastoral da Sobriedade hoje desenvolvem trabalhos nas diversas pastorais da Igreja.

Nesse período ajudamos também a formar a Comissão Anti-Drogas da cidade de Santa Bárbara, e consolidamos a ajuda da Promoção Social, para atendimento dos dependentes em Postos de Saúde e demais órgãos de saúde da esfera municipal.

O maior desafio enfrentado pela Pastoral da Sobriedade e que graças a Deus hoje é uma realidade, foi a abertura da Comunidade Terapêutica para tratamento dos dependentes químicos. Em muitas ocasiões familiares e dependentes procuravam o grupo de autoajuda desesperados, clamando por uma internação, uma vez que essas pessoas já não conseguiam conviver com a família e na sociedade, e nós sem muito que poder fazer procurávamos encaminhar para clínicas de tratamento fora do nosso município, porém, nem sempre a resposta era positiva, pois muitas clínicas não possuíam vagas sociais e as famílias não podiam arcar com o alto custo do tratamento, outras não ofereciam um tratamento adequado e também existiam aquelas que recebiam os dependentes porém pertenciam à doutrina evangélica que diferem os ensinamentos da nossa igreja e com isso acabavam afastando essas pessoas da igreja Católica.

Essa situação nos incomodava muito, foi quando em 2009 um grupo de agentes da Pastoral da Sobriedade se reuniu para organizar uma Associação sem fins lucrativos que pudesse administrar uma comunidade terapêutica para tratamento da dependência química, foi quando nasceu a Associação Vida e Sobriedade em 15 de Novembro de 2009, atual mantenedora da Comunidade Terapêutica Vida e Sobriedade.

Com a Associação formada para administrar a obra, o outro desafio era um local para desenvolver os trabalhos de recuperação, e com a graça e intervenção de Deus no início de 2010 três empresários da cidade se ofereceram para custear os gastos com aluguel de um local onde os trabalhos pudessem ser desenvolvidos. Foi quando encontramos uma área rural no bairro Santo Antônio do Sapezeiro que atendia de forma satisfatória as necessidades para o trabalho a ser realizado.

Conclamando a ajuda de amigos e população em geral para mobiliar o imóvel, no final de Fevereiro de 2010 recebemos os primeiros dependentes para tratamento, inaugurando assim o funcionamento da Comunidade Terapêutica Vida e Sobriedade.

Esse foi um passo difícil, com grandes dificuldades e provações, mas Deus nunca nos abandonou, Ele estava sempre muito presente em todos os momentos, nos guiando, orientando e mostrando o caminho a ser seguido e com Deus todas as diversidades foram superadas.

Nessa nossa caminhada tivemos a ajuda de alguns Padres que também se sensibilizaram com o trabalho e se fizeram presentes em nosso meio. Com a presença desses Padres  nosso Bispo Diocesano passou a conhecer mais de perto o trabalho da Comunidade Terapêutica e em 2012 autorizou uma campanha de arrecadação de fundos junto a todas as paróquias da Diocese para a compra do imóvel rural onde funcionava a Comunidade Terapêutica.

Ao final de 2012, complementando os recursos que a Pastoral da Sobriedade já havia arrecadado, a Diocese de Piracicaba comprou e passou a ser proprietária do imóvel onde funciona a Comunidade Terapêutica e cedeu em comodato para a Associação Vida e Sobriedade o uso do espaço exclusivamente para esse fim.

De 2010 até o presente momento, quase 200 adolescentes, jovens e adultos do sexo masculino passaram por tratamento na Comunidade Terapêutica Vida e Sobriedade e muitos deles hoje vivem uma vida diferente, com sobriedade, dignidade, longe das drogas e pautada na vivência da palavra de Deus.

Não só dependentes, mas famílias inteiras foram restauradas, através do trabalho da Pastoral da Sobriedade e hoje descobriram o verdadeiro sentido da Vida, a importância de saber agradecer mais e reclamar menos, lutar contra o pecado e a tentação do mundo e colocar nas mãos de Deus não apenas os seus problemas, mas a vida como um todo, a fim de que Deus possa fazer em cada um de nós uma obra completa, o renascimento.

Muitos desafios ainda estão por vir, o Senhor já tocou em nosso coração sobre a necessidade de um local para acolher mulheres que precisam de tratamento, a dependência entre elas está aumentando muito e são raros os locais que as recebem para tratamento. O trabalho que Deus iniciou está apenas começando, precisamos estar dispostos para continuar e confiar à Ele a condução dos trabalhos pois se a obra for de Deus nada a impedirá de acontecer.

Se pudéssemos resumir esses 10 anos de Pastoral da Sobriedade, diríamos que foi um período de muito crescimento e amadurecimento na fé, muitas conquistas e também muitas frustrações, afinal de contas trabalhamos com pessoas, mas, sobretudo foi um período de aprendizado, Deus nos ensinou a ver e reconhecer o ser humano em sua essência, seus valores, suas limitações, sua capacidade em fazer o bem e o mau e também seu coração que muitas vezes se enche de ódio e amargura, mas que quando acolhido e amado se enche de amor e bondade e prolifera a alegria e a paz de Deus.

  • Twitter
  • del.icio.us
  • Digg
  • Facebook
  • Technorati
  • Reddit
  • Yahoo Buzz
  • StumbleUpon

Deixe um comentário