Reflexão litúrgico-pastoral para a Solenidade da Santíssima Trindade

9 junho, 2017

Deus uno e trino – 11 de junho de 2017

A Igreja celebra neste domingo a Solenidade da Santíssima Trindade, uma das verdades fundamentais do cristianismo, que aprendemos desde criança: há um só Deus em três pessoas – Pai, Filho e Espírito Santo. Deus é uma comunidade de amor. São três pessoas distintas, mas um só Deus. Nosso Deus comunica-se a nós como vida intensa de amor, de comunhão.

Na primeira leitura deste domingo, do livro do Êxodo (Ex 34, 4-9), Moisés pede a presença de Deus no meio do povo: “Marche no meio de seu povo e aceitai-nos como propriedade vossa”. Na segunda leitura, na segunda Carta aos Coríntios (2Cor 13, 11-13), São Paulo convida os cristãos a viverem na alegria, no amor e na paz e faz uma proclamação da fé na Trindade: “Saudai-vos uns aos outros no ósculo santo. A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós!”

No evangelho (Jo 3, 16-18), São João nos ensina que Deus nos ama e enviou seu Filho ao mundo para nos salvar: “De tal modo Deus amou o mundo que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele.”

O Deus que nos ama e salva é uno e trino, é comunidade. A fé nessa verdade nos compromete a viver desta maneira, pois somos imagens vivas da Trindade e proclamamos constantemente essa fé, quando rezamos: “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.

Deus nos ama, a cada um de nós pessoalmente, profundamente. Nós temos a graça de sermos criaturas do Pai; a imensa alegria de termos sido salvos pelo Filho, e sermos glorificados pelo Espírito Santo. Por isso, imitemos o Pai que é fonte de amor e de vida, reproduzamos a imagem do Filho, fonte de acolhida e de perdão, e retratemos o Espírito Santo, fonte da comunhão e da unidade.

- See more at: http://www.diocesedepiracicaba.org.br/capa.asp?d=208#sthash.Qx02YDpY.dpuf