Vaticano comenta decisão dos EUA e Cuba de reatar relações diplomáticas



18 dezembro, 2014


Em nota, Santa Sé fala sobre intervenção do Papa Francisco no processo de restabelecer as relações diplomáticas dos dois países

Kelen Galvan
Da redação, com Boletim da Santa Sé

O Vaticano publicou nesta quarta-feira, 17, um comunicado sobre a histórica decisão dos governos dos Estados Unidos e de Cuba de restabelecerem as relações diplomáticas.

A nota, divulgada pela Secretaria de Estado, destaca que o Papa Francisco ficou “fortemente satisfeito” com a decisão que visa superar as dificuldades que marcaram a história recente dos dois países.

A decisão foi anunciada hoje oficialmente pelo presidente americano, Barack Obama. As relações diplomáticas entre Estados Unidos e Cuba estavam cortadas desde 1961, pouco depois de Fidel Castro assumir o poder.

O comunicado da Santa Sé destaca que, no decorrer dos últimos meses, o Papa Francisco escreveu ao presidente de Cuba, Raul Castro, e a Barack Obama, convidando-os a resolver questões humanitárias de comum interesse a fim de dar início a uma nova fase de relações entre os países.

“A Santa Sé continuará apoiando as iniciativas que as duas nações empreenderão para crescer nas relações bilaterais e favorecer o bem-estar de seus respectivos cidadãos.”, destaca a nota.

Anúncio oficial de Barack Obama (em inglês)

Em coletiva de imprensa nesta tarde, o Obama falou sobre a intervenção do Santo Padre: “Sua Santidade, o Papa Francisco, dirigiu-me um apelo pessoal, bem como ao presidente de Cuba, Raúl Castro, pedindo-nos que resolvêssemos o caso de Alan [Gross, preso há cinco anos em Cuba] e que tivéssemos em consideração os interesses de Cuba na libertação de três agentes cubanos que estão presos nos Estados Unidos há mais de 50 anos”.

Cuba libertou um responsável dos serviços secretos norte-americanos, preso há vários anos. Segundo a Casa Branca, a troca de prisioneiros marcou uma “mudança histórica” nas relações diplomáticas e econômicas entre as duas nações.

Leia, abaixo, comunicado da Santa Sé na íntegra:

O Santo Padre ficou fortemente satisfeito pela histórica decisão dos Governos dos Estados Unidos da América e de Cuba de estabelecer relações diplomáticas, com a finalidade de superar, pelo interesse dos respectivos cidadãos, as dificuldades que marcaram a história recente.

No decorrer dos últimos meses, o Papa Francisco escreveu ao Presidente da República de Cuba, o Excelentíssimo senhor Raúl Castro, e ao Presidente dos Estados Unidos, o Excelentíssimo Senhor Barack H. Obama, convidando-os a resolver as questões humanitárias de comum interesse, como a situação de alguns detentos, para dar início a uma nova fase de relações entre as partes.

A Santa Sé, com sede do Vaticano, em outubro passado, ofereceu às Delegações dos dois países ajuda para favorecer um diálogo construtivo sobre temas delicados, a fim de haver soluções satisfatórias para ambas as partes.

A Santa Sé continuará apoiando as iniciativas que as duas nações empreenderão para crescer nas relações bilaterais e favorecer o bem-estar de seus respectivos cidadãos.

Vaticano, 17 de dezembro de 2014

  • Twitter
  • del.icio.us
  • Digg
  • Facebook
  • Technorati
  • Reddit
  • Yahoo Buzz
  • StumbleUpon

Deixe um comentário