Pastoral dos Noivos

5 junho, 2013

Pastoral dos Noivos

A pastoral dos noivos teve início em 1979 com 6 casais, os quais se reuniam inicialmente para ler e estudar o evangelho, passando depois, a pedido do Pe. Vitório Freguglia, a preparar o Curso de Noivos, que até então existia somente na paróquia N.S. Aparecida. Após um tempo de estudos iniciamos o ano de 1980 com nosso 1º encontro, realizado na paróquia  Matriz de Santa Bárbara. Os primeiros encontros eram realizados aos sábados a noite, no salão paroquial e depois mudamos para a escola Ulisses Valente e fazíamos uma palestra no sábado a noite no salão paroquial e no domingo, o dia todo na escola.

Faziam parte da 1ª equipe o Osmar e Bete, Chico e Lisa, Valdir Agnese e Claudia, Paulo Ferraz e Sônia, Antonio Furlan e Luisa, João Araújo e Noeli.

Durante esses 27 anos, passaram pela equipe cerca de 40 casais e nesse tempo de caminhada tivemos ajuda de muitas pessoas, entre elas, Pe. Victorio, Ir. Cecília, Ir. Edênia, Ir. Admir (Salvatorianas), Pe. Mário, Pe. Edvaldo, Pe. Ricardo, Pe. Altair, Padre Marcelo Salles, Diáconos Ademar Fragoso e Luis Scarazzatti  e atualmente, Pe. Jucimar.

Atualmente a  Pastoral dos Noivos é responsável pelos encontros de preparação para a vivência do Sacramento do Matrimonio e também  pelas cerimônias de casamento.

Os encontros de preparação ocorrem duas vezes ao ano, geralmente nos meses de março e setembro e tem como objetivo promover uma reflexão entre os noivos para que possam enfrentar da melhor forma possível a vida a dois, conscientes das responsabilidades que irão assumir.

As inscrições são realizadas em dois dias na semana que antecede o encontro, no horário das 19h30m às 21h00m, bastando que os noivos compareçam munidos de cópias do RG e recolham uma taxa, cujo montante será utilizado para  as despesas do encontro. As inscrições são feitas com os casais em conjunto e o seu preenchimento é realizado com o auxílio de membros da pastoral para que nessa entrevista prévia, se conheça melhor um pouco das expectativas e necessidades de cada participante no intuito de tornar o encontro mais eficaz. O encontro acontece em três dias, tendo início na sexta-feira às 19h30m, continuando no sábado com início às 13h00m e no domingo iniciamos com a Santa Missa, as 7h00m totalizando uma carga horária de aproximadamente 13 horas.

Antes do encontro com os noivos é feita  uma reunião com os pais, na qual são tratados assuntos tais como, os objetivos do encontro; Sacramento do Matrimônio; aceitação da gravidez antes do casamento e o roteiro do encontro para que os pais tenham uma visão geral do encontro do qual seus filhos irão participar. Nessa reunião dividimos os pais em grupos sendo, pais de noivos, mãe de noivos, pais de noivas e mãe de noivas, para que conversem sobre o casamento de seus filhos, expondo opiniões e sugerindo temas para serem abordados durante o encontro, sempre monitorados por algum membro da pastoral.

Nos encontros com os noivos, são tratados os seguintes temas: Amor, O casal, O poder da oração, Orçamento familiar, Sexualidade humana, Harmonia conjugal, O amor é fecundo (gravidez e filhos), Paternidade responsável, Sacramento do matrimônio e a Figura de Cristo.

As palestras são ministradas pelos casais da equipe, com exceção do Sacramento do matrimônio e Figura de Cristo as quais são ministradas pelo Padre.

Em algumas palestras são utilizados filmes, slides, cartazes, músicas e testemunhos de vida, para melhor ilustrar e tornar os assuntos abordados mais interessantes e agradáveis. Para melhor entrosamento e descontração dos casais participantes, são feitas algumas dinâmicas de grupo e também intervalos para café acompanhados de músicas. Há ainda momentos de oração, leituras bíblicas, meditação e reflexão no sacrário.

Nas cerimônias de casamento, a equipe é responsável pelos ensaios onde os noivos recebem orientações necessárias de como procederem durante a cerimônia, ficando também cientes das regras estipuladas pela igreja. Nessa ocasião é preenchida pelos noivos a ficha do “dia do casamento” onde constará tudo o que ocorrerá na cerimônia, tendo essa ficha o objetivo de facilitar para os membros da pastoral o trabalho a ser realizado no dia do casamento.

Nossa missão, como pastoral, é a de preparar conscientemente os casais de noivos para receberem com responsabilidade o Sacramento do Matrimônio, para formarem assim, uma verdadeira família cristã.

Segue Abaixo:

Atuais Coordenadores ( 2012/2013 ):

João Batista Vicente

Jussara Cristina Delphino Vicente

Agentes ( Integrantes da Equipe )

- Paulo ( Paulinho )

- Sandra

- Adenilson

- Paula

- Martins

- Maria Bernadete ( Detinha )

- Carlos ( Carlinhos )