56ª Assembleia Geral da CNBB é encerrada com mensagem do Papa



21 abril, 2018


 

  • Na cerimônia de encerramento, núncio apostólico no Brasil leu mensagem enviada por Francisco ao episcopado brasileiro

Julia Beck
Enviada à Aparecida (SP)

Núncio apostólico lê mensagem do Papa ao término da 56ª Assembleia Geral da CNBB / Foto: Wesley Almeida – Canção Nova

A 56ª Assembleia Geral da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) terminou nesta sexta-feira, 20. A cerimônia de encerramento contou com o agradecimento do presidente da CNBB, Cardeal Sérgio da Rocha, e com uma mensagem do Papa Francisco, assinada pelo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, e lida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello.

Acesse
.: Cobertura da 56ª Assembleia Geral da CNBB

Na mensagem, em resposta à carta enviada pela CNBB no início da Assembleia ao Pontífice, o Santo Padre expressou seu carinho pelo episcopado brasileiro e agradeceu pelo ato de unidade. “O Santo Padre incubiu-me de agradecer esta manifestação de unidade eclesial, assegurando as suas orações a fim de que não falte aos prelados brasileiros os dons necessários de discernimento e comunhão para enfrentar os desafios que o Brasil de hoje lhes apresenta”, escreveu Dom Parolin.

Francisco recordou a vivência do Ano do Laicato no Brasil e motivou o episcopado na continuidade dos trabalhos promovidos em parceria com os leigos e leigas. “O Papa os anima neste Ano do Laicato no Brasil a permanecerem atentos ao seu povo (…) ajudando os leigos e leigas a viver, sempre em sintonia com seus pastores, o protagonismo do chamado de ser cada vez mais uma Igreja em Saída”, afirmou o Secretário de Estado do Vaticano.

Leia também
.: Dom Sérgio: saímos dessa Assembleia revigorados na fé

Ao final da mensagem, Dom Parolin transmitiu os votos do Pontífice, que fez memória da padroeira do país, Nossa Senhora Aparecida, e concedeu sua benção apostólica. “Na certeza de que a mãe Aparecida, cujos 40 anos da restauração de sua imagem se está celebrando, não deixa de interceder por sua Igreja que caminha no Brasil, para que possa sempre buscar a restauração de seus membros, Papa Francisco de coração envia aos arcebispos e bispos, e a todas as suas dioceses, a benção apostólica”.

Dom Sérgio da Rocha convidou todos os bispos presentes para juntos rezarem a oração do Pai-Nosso e a oração de consagração à Virgem de Aparecida. Por fim, o cardeal rezou pelo retorno dos bispos às suas arquidioceses e dioceses de atuação e encerrou a 56ª Assembleia Geral agradecendo ao arcebispo de Aparecida (SP), Dom Orlando Brandes, pelo acolhimento, bem como à imprensa, motoristas e hotelarias pelo apoio.

“Nós queremos, neste momento antes da bênção, suplicar ao Senhor por todos aqueles que estiveram colaborando conosco nestes dias da Assembleia. Reafirmamos nossa gratidão”, afirmou Dom Sérgio.

  • Twitter
  • del.icio.us
  • Digg
  • Facebook
  • Technorati
  • Reddit
  • Yahoo Buzz
  • StumbleUpon

Deixe um comentário