A eficácia da bênção do sacerdote

3 abril, 2018

formacao_1600x1200-a-eficacia-da-bencao-do-sacerdote

A eficácia da bênção do sacerdote deve ser acolhida ou pedida com fé

Em toda Santa Missa temos a graça de recebermos a bênção de Deus através do sacerdote. Digo a Santa Missa pois é o rito mais comum que podemos presenciar, mas em todo sacramento temos a bênção de Deus, que nos vem por meio de um ministro ordenado. E, ainda, outras celebrações devocionais onde é possível, também, contar com a bênção de um sacerdote.

Créditos: Wesley Almeida / cancaonova.com

O Catecismo da Igreja Católica ensina nos números 1078 e 1079: “Abençoar é uma ação divina que dá a vida e de que o Pai é a fonte. A sua bênção é, ao mesmo tempo, palavra e dom. Aplicada ao homem, tal palavra significará a adoração e a entrega ao seu Criador, em ação de graças.
Desde o princípio até à consumação dos tempos, toda a obra de Deus é bênção. Desde o poema litúrgico da primeira criação até aos cânticos da Jerusalém celeste, os autores inspirados anunciam o desígnio da salvação como uma imensa bênção divina.”

bênção vem sempre de Deus, no Antigo Testamento temos uma das fórmulas mais antigas que, inclusive, se usa ao final da Santa Missa no tempo comum, trata-se da bênção de Aarão (cf. Nm 6,22-27). A bênção serviu para o povo de Deus continuar sua caminhada rumo à terra prometida, a bênção foi uma graça animadora, um envio e uma proteção para os israelitas para que fossem fiéis a Deus, livres dos males ou que enfrentassem as dificuldades com esperança.

Deus age em todo sacerdote

O sacerdote, desde o Antigo Testamento, era constituído para oferecer sacrifícios a Deus em favor do povo. Assim também, acontece no Novo Testamento (cf. Hb 5,1), principalmente através do sacrifício Eucarístico (cf. CIC 1552).

O sacerdote é o Cristo único e eterno que quis contar com colaboradores que agem em sua Pessoa: “IN PERSONA CHRISTI CAPITIS”, “na pessoa de Cristo Cabeça”.  Apesar de agir em nome de Cristo, de ser o Cristo, o sacerdote não está livre de pecar, é um pecador, mas a bênção é transmitida através dele, ele comunica “um poder sagrado que é o poder de Cristo”. Ele possui uma autoridade que vem de Cristo e Ele constituiu sacerdotes para que cuidassem de suas ovelhas (cf. CIC 1550-1551).

A eficácia da bênção sacerdotal não depende da santidade do ministro, Deus age em todo sacerdote do mais santo ao mais pecador, do mais experiente ao recém-ordenado. Muitas vezes, depende da abertura do fiel àquela bênção, a fé acaba sendo um importante critério para acolhida da graça. Mas é sempre dom de Deus, a pessoa que pede deve ter fé, deve acreditar, deve perseverar na vontade de Deus.

.: O essencial na vida do Sacerdote – Padre José Augusto
.: Sacerdote, o procurador da misericórdia de Deus
.: Sou padre e feliz

Deus sempre abençoa e quer abençoar

Enfim, a eficácia da bênção do sacerdote deve ser acolhida ou pedida com fé para você, para alguém ou para alguma situação. Deus sempre abençoa e quer abençoar. No Evangelho, encontramos pessoas que foram abençoadas, porque pediram diretamente a Jesus (cf. Mt 8,1-4; 9,27-31), pessoas que pediram por outras (cf. Mt 9,1-8) e pessoas curadas porque Jesus se aproximou (cf. Mt 12,9-13).

Seja como for dê o seu passo, creia e peça, tenha  e peça por alguém, seja ousado e creia na bênção concedida em cada ato litúrgico, tenha fé e peça a bênção de Deus por meio de um sacerdote. A bênção concedida por um sacerdote tem uma eficácia extraordinária que se manifesta nas coisas simples e nas mais complicadas. Peça a bênção, mas tenha também discernimento: não chateie o sacerdote, se você acabou de participar da Missa você já recebeu a bênção, não peça uma “bênção especial”, não existe bênção maior do que a da Santa Missa.

Padre Marcio

Padre Márcio do Prado, natural de São José dos Campos (SP), é sacerdote na Comunidade Canção Nova. Ordenado em 20 de dezembro de 2009, cujo lema sacerdotal é “Fazei-o vós a eles” (Mt 7,12), padre Márcio cursou Filosofia no Instituto Canção Nova, em Cachoeira Paulista; e Teologia no Instituto Mater Dei, em Palmas (TO). Twitter: @padremarciocn