CAPELA SÃO JOÃO (VILA BREDA)

3 junho, 2013

Missas aos Sábado – 17h30

HISTÓRICO

Em fins de 1955, o Padre. Luiz Carlos Coelho Mendes procurou a família Breda a fim de conseguir a doação de um terreno para a construção da Igreja de São João Batista, uma vez que a construção no terreno ao lado do Hospital Santa Bárbara foi embargada pela Prefeitura. Padre Mendes via a urgente necessidade de começar o catecismo das crianças, nas vilas Pires, Breda e Pacheco, na época as mais abandonadas da cidade. A escritura de dois lotes, medindo 20 por 35 metros, foi passada no Cartório do 3º Ofício, em Piracicaba, em 10 de fevereiro de 1956. Em 12 de fevereiro de 1956 foi feita a primeira reunião, onde foram escolhidos Ângelo Breda e Marcemino Bacchin para coordenarem os festejos e a campanha para angariar fundos para a construção da Capela, que foi inaugurada em 13 de novembro de 1956, em plena semana das missões Redentoristas, pregadas pelos PP. Sebastião e Bueno com excelentes resultados. A primeira Diretoria da Capela foi construída em 25 de maio de 1958, sendo presidente Ângelo Breda e vice – presidente Marcemino Bacchin. A segunda diretoria foi constituída em 20 de janeiro de 1964, sendo presidente Antônio Baldassim e vice Mário Breda. Em 1967, foram presidente Mário Breda e vice Hélio Ismael Domingues.

Em 1972, o Padre Victorio Freguglia, de comum acordo com a comunidade, decidiu erigir um novo e mais amplo templo. Foi feita uma primeira reunião, com a presidência de Padre Victorio Freguglia, com a assessoria de Antônio Froner, Mário Murbach e Sérgio Leopoldino Alves,

E as presenças de muitos moradores da região, quando foram eleitos o presidente Daniel Ferreira Pio, conhecido como Daniel Português, e vice Aléssio Pereira da Cunha, que, com suas diretorias, tocaram com entusiasmo e amor as obras da nova igreja e todo o complexo em torno dela. A construção da atual igreja, inaugurada pelo Padre Victorio em 13 de Janeiro de 1974, na missa das 9 horas contou com a presença de autoridades e forças-vivas do município, bem como dos fiéis da comunidade. Se devem à abnegação de muitas pessoas, algumas já falecidas na época.

A planta foi feita graciosamente pelo o engenheiro Aurélio Furlan, que também acompanhou as obras. O construtor inicialmente foi José Murbach e depois Benedito Geraldo, o conhecido Tico.

A mesma diretoria, comandada pelo Daniel Ferreira Pio, fez a campanha para os bancos, inaugurados em 21 de junho de 1975. A comunidade local correspondeu ao zelo e dinamismo da diretoria em prol da construção. Entre as colaboradoras nas festas, destaca-se na arrecadação de prendas a antiga moradora do bairro dona Dita (Benedicta Colombo Pereira) que, após seu falecimento em 28 de abril de 1976, teve seu nome da do à rua ao lado da igreja. A cada festa de São João, o dinheiro arrecadado era aplicado fielmente em melhorias: Construção do salão ao lado para festas, aparelhos de som, balcão frigorífico, cobertura do salão, grades no pátio, pintura de toda igreja, colocação de pedra Miracema na escadaria. A inauguração oficial de todo o complexo, presidida por Dom Aníger Francisco de Maria Melillo, Bispo Diocesano, e com a participação de Padre Victorio Freguglia aconteceu em 16 de dezembro de 1978.

Em 15 de março de 1980, Padre Victorio celebrou uma missa de ação de graças por todos os que ajudaram na construção da igreja, de modo especial pela diretoria que construiu a igreja. Quando foi colocada uma placa de gratidão e empossada uma nova diretoria, tendo como presidente Darcilio Pagliato e vice Zélio S, Valente.

A festa de São João, realizada em junho na capela da vila Breda, é tradicional na cidade e, apesar do local ser pequeno, muitos barbarenses acorrem em suas festas, a tal pontos que muitos festejos populares de Santa Bárbara, nossa padroeira, foram realizados na igreja São João.

Arquivo Histórico da Fundação Romi.