Dia de Oração pela Criação terá celebração com o Papa



12 agosto, 2016


Data mundial para rezar pelo cuidado com a criação foi instituída pelo Papa em 2015

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Em 2016, pela segunda vez será celebrado o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, instituído pelo Papa Francisco em 6 de agosto do ano passado e comemorado, desde então, em 1º de setembro. Para celebrar a data agora em 2016, o Santo Padre vai presidir a celebração das vésperas na Basílica Vaticana às 17h (12h em Brasília)

Essa é uma data já celebrada pela Igreja ortodoxa e o Papa a instituiu também para a Igreja católica acolhendo a sugestão do Metropolita Ioannis de Pérgamo, da Igreja ortodoxa. Quando instituiu a data, Francisco escreveu uma carta em que enfatiza a contribuição que os cristãos devem dar para a superação da crise ecológica.

“A crise ecológica nos chama, portanto, a uma profunda conversão espiritual: os cristãos são chamados a uma conversão ecológica, que comporta deixar emergir, nas relações com o mundo que os rodeia, todas as consequências do encontro com Jesus. De fato, viver a vocação de guardiões da obra de Deus não é algo de opcional nem um aspecto secundário da experiência cristã, mas parte essencial duma existência virtuosa”, escreveu o Papa na carta.

Leia também
.: Em dia de oração, Igreja reitera cuidado com o meio ambiente

A instituição da data foi mais um gesto que revelou a preocupação do Papa Francisco com o meio ambiente, assunto que ele aborda desde o início de seu pontificado. Em sua primeira homilia como Papa, a reflexão foi dedicada ao meio ambiente. A primeira encíclica escrita inteiramente por ele – Laudato sì – também traz uma densa reflexão sobre o assunto. O documento conhecido como a “encíclica verde” foi publicado em 18 de junho de 2015 e foi bem recebido mundialmente, não só por fiéis católicos.

  • Twitter
  • del.icio.us
  • Digg
  • Facebook
  • Technorati
  • Reddit
  • Yahoo Buzz
  • StumbleUpon

Deixe um comentário