Reflexão litúrgico-pastoral para o 22º Domingo do Tempo Comum



2 setembro, 2017


Tome sua cruz e siga-me! – 3 de setembro de 2017

cruz1

 

 

Há quem espera a salvação das mãos de Deus e entrega-se totalmente a Ele, lutando com a força de sua graça para ser fiel à sua palavra, mesmo diante das dificuldades. É esse o tema da Liturgia da Palavra deste 22º Domingo do Tempo Comum.

A primeira leitura (Jr 20, 7-9) mostra a pessoa do profeta Jeremias, símbolo do justo e sofredor. A experiência do profeta repete-se com todas as pessoas que aceitam cumprir a missão dada por Deus. Desde o início, porém, o Senhor não quer que ninguém se iluda: é inevitável que se encontrem sofrimentos e perseguições.

Na segunda leitura (Rm 12, 1-2), o apóstolo São Paulo lembra-nos que as solenes liturgias celebradas no templo foram complementadas por uma nova maneira de louvar a Deus: o sacrifício da própria vida. Somos convidados a oferecer nossos corpos como hóstia viva, santa e agradável: “Eu vos exorto, irmãos, pela misericórdia de Deus, a oferecerdes vossos corpos em sacrifício vivo, santo, agradável a Deus: é este o vosso culto espiritual.”

No evangelho (Mt 16, 21-27), Jesus nos apresenta as condições para sermos seus discípulos. Pede para que deixemos de pensar em nós mesmos, que as nossas escolhas sejam determinadas pelas necessidades dos irmãos e nos convida a fazê-lo gratuitamente, que nos alegremos quando nossa vida for transformada em doação.

O Divino Mestre pede, ainda, que doemos nossa vida a serviço do Reino de Deus, como Ele fez, pois quem doa a vida não a perde, mas ganha. Também somos convidados a enfrentar com firmeza os problemas, não nos rendendo diante das situações difíceis que a vida nos apresenta, mas carregando com alegria nossa cruz. Por isso Ele nos adverte: “Se alguém quiser ser meu discípulo, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me!” Esse convite nos lembra que a cada dia devemos tomar nossa cruz e seguir a Jesus, não como peso, mas como sinal de redenção.

  • Twitter
  • del.icio.us
  • Digg
  • Facebook
  • Technorati
  • Reddit
  • Yahoo Buzz
  • StumbleUpon

Deixe um comentário