Sejamos simples de coração



30 setembro, 2017


g12862

Assim como os primeiros cristãos, sermos simples de coração é a chave para a felicidade

No ‘Sorrindo pra Vida’ desta quinta-feira, 28 de setembro de 2017, Márcio Mendes partilhou a Palavra de Deus para nos mostrar que a felicidade está naqueles que têm um coração simples.

Atos dos Apóstolos 2,42-47:

“Perseveravam eles na doutrina dos apóstolos, na reunião em comum, na fração do pão e nas orações. De todos eles se apoderou o temor, pois pelos apóstolos foram feitos também muitos prodígios e milagres em Jerusalém e o temor estava em todos os corações. Todos os fiéis viviam unidos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e os seus bens, e dividiam-nos por todos, segundo a necessidade de cada um. Unidos de coração frequentavam todos os dias o templo. Partiam o pão nas casas e tomavam a comida com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e cativando a simpatia de todo o povo. E o Senhor cada dia lhes ajuntava outros que estavam a caminho da salvação.”

Esse é um retrato de como viviam aqueles que tinham encontrado Jesus. Eles eram perseverantes em ouvir a Palavra de Deus e viver a comunhão fraterna. Viver em comum não é fácil, e, por perseverarem nesta vivência, tinham amor entre os irmãos e temor a Deus.

Possuirmos tudo em comum não quer dizer torrarmos tudo o que temos, mas aprender a administrar o que temos em benefício de um número maior de pessoas possíveis. Nós precisamos fazer o bem enquanto está a nosso alcance fazer o bem, pois, um dia, podemos não fazer mais.

Não vale a pena gastarmos nossa vida fazendo o mal aos outros, mesmo que estejamos revidando algo que fizeram contra nós. Temos de gastar nossa energia fazendo o bem e construindo coisas boas ao nosso redor, e é isso que traz a estima dos outros para nós, tornamo-nos queridos até pelos que não temos nada em comum.

Aquelas pessoas tinham cortado todo o vínculo com o mal, pessoas simples e boas, que eram admiradas por seus valores e sua bondade. Assim, nós temos que buscar ser, ter as qualidades que apreciamos nos outros, porque, assim, nos tornaremos o tipo de pessoa que os outros se sentem bem em estar junto.

Se as pessoas se afastam de nós, é por algum motivo, mas, para sermos como aqueles primeiros cristãos, precisamos ter algo que é essencial para a nossa felicidade: sermos simples de coração.

Ser simples de coração é aprender a ficar satisfeito com as pequenas coisas da vida. Não significa que não podemos melhorar, crescer, mas não ter gana de matéria, de desejar ter mais do que tem.

A felicidade está em pôr a nossa gana no servir, e dele virá nossa recompensa; e não pôr a gana no lucro, na aquisição. O homem sábio é o que busca aprender sem cessar, pois a sabedoria e a felicidade estão no processo.

Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: João Paulo dos Santos

  • Twitter
  • del.icio.us
  • Digg
  • Facebook
  • Technorati
  • Reddit
  • Yahoo Buzz
  • StumbleUpon

Deixe um comentário